Pesquisar este blog

E AGORA SEGUNDA? Ontem, o Lobito e Amaro Segunda, hoje, Benguela, Isaac dos Anjos e os projectos estruturantes de Benguela. Falência total dos projectos estruturantes de Benguela que vão desde as obras







E AGORA SEGUNDA?BENGUELA: FALÊNCIA DOS PROJECTOS ESTRUTURANTES




Não sei tudo sobre a calamidade do Lobito, nem pensar. É fascinante saber que ainda há muita coisa envolvida em mistério.

Agora já não importa as razões da tragédia que se abateu sobre as populações localizadas nas zonas de risco: chuva, desvio do curso do rio ou comportas abertas. O administrador do município do Lobito atravessa um momento de fraca popularidade – numa sondagem recente, 68% dos inquiridos dizem não acreditar na sua impunidade. Ninguém pode acreditar que o Lobito, depois do caos, possa sobreviver em paz.

Acabou o sonho do bairro da Luz, assim como da rua Salvador Correia, que começa no bairro da Luz passando pelo oblisco e acabando nos bombeiros / Sonamet. Um estudo mal feito, levado a cabo pela Dar e Odebrecht. Resultado: tudo destruído! Dinheiro mal gasto.
Amaro Segunda, vê-se afinal confrontado com uma agitação social de envergadura. Com um cerco político à direita e a esquerda, envolvendo mesmo figuras do seu próprio partido, intentando todos capitalizar o seu descontentamento popular. Isaac dos Anjos, governador da província de Benguela, está  a tentar recuperar o MPLA e confirmar-se como governador credível. Porém, acrescem as críticas e os avisos lançados ao Amaro Segunda, com motivações políticas e pessoais, por figuras históricas. Para mais, o risco de a situação se agravar, ainda é mais provável e, até real.

Perante este imprevisível e exigente cenário político, com que vai ter de viver Amaro Segunda, o governo ainda não definiu uma estratégia clara e eficaz, assim como, ainda não afastou das suas funções o administrador municipal do Lobito, potencial responsável pela tragédia do dia 11 e 12 de Março.

 Tem recorrido à bombeiros de serviço, o primeiro e, obviamente, o mais atabalhoado dos quais é ainda o próprio Amaro Segundo, embora esteja ainda sem discurso para a tragédia. De facto, os fogos desta crise não se apagam com declarações subtis de Amaro Segunda, nem com argumentação prolixa de Isaac dos Anjos.

Ontem, o Lobito e Amaro Segunda, hoje, Benguela, Isaac dos Anjos e os projectos estruturantes de Benguela. Falência total dos projectos estruturantes de Benguela que vão desde as obras do P.R.U.A.L.B. – Projecto de Reabilitação Urbano e Ambiental do Lobito e Benguela, liderado pela S.A.T.O.N. – apadrinhado por João Lourenço, Paulo Teixeira Jorge e Dumilde Rangel, na recta final, passando pelas obras de estradas e pontes da Odebrecht –tempo de Dumilde Rangel e Armando da Cruz Neto até os dias de Isaac dos Anjos, com  obras de requalificação do Vale do Cavaco – que provocou o vazamento dos diques e as estradas desqualificadas sem sarjetas e sem valas de drenagens das águas. Tudo isso podia ser acautelado, se os projectos existentes ou encontrados tivessem sidos reavaliados pelo novo timoneiro.

Os prejuízos são aos milhares de dólares norte americanos.

Quem são e onde estão os responsáveis? Nada disso poderá ficar impune.

Atenção Benguela!

É a cidade de Benguela que está em risco.          




Francisco Rasgado
Jornal ChelaPress


Nenhum comentário:

Postar um comentário