Pesquisar este blog

Benguela está em fogo e vai ficar muito mais intenso com a conferência provincial. Os militantes do M.P.L.A (não reconhecem militância), atentos recusam ver Nelito Monteiro no Comitê Provincial. Uma bota complicada de se descalçar.


EM BENGUELA OU NAS MUNICIPAIS
OS GRANDES PERDEDORES: ISAAC DOS ANJOS E NELITO MONTEIRO 


As conferências Municipais do M.P.L.A na província de Benguela, realizaram-se nos dias 22 e 23 de Abril de 2016 e tiveram lugar nos mais variados locais públicos de acordo com as disponibilidades dos seus militantes.

Nestes dois dias, desfilaram com os seus respectivos candidatos vencedores, Benguela – Manuel Lucombo; Lobito – Júlio de Almeida; Catumbela – Paulino Chindumbo; Baia-Farta – José Francisco “Costa”; Caimbambo – José Kambiete; Chongoroi – Idalina Carlos; Cubal – Lito Guardado; Ganda – Kalianguila; Balombo - Silva Chacamba e Bocoio - Deolinda Valiangula.

Na cidade das Acácias Rubras de Benguela, a conferência municipal do M.P.L.A, teve lugar no complexo Pérola dos Navegantes, uma gentileza dos seus militantes e de algumas figuras públicas de Benguela tais como: Armando da Cruz Neto, Leopoldo Muhongo, Belito Xavier, Adérito Areias, Henrique Calengue e Octávio Pinto.

Um acto que ficou marcado pela organização, lisura, presença muito ovacionada de Jú Martins, um dos membros mais influentes do bureau político do M.P.L.A  e a ausência notória e flagrante (em todos os actos políticos da província), de Isaac dos Anjos, Secretário do M.P.L.A e governador da Província de Benguela. Das duas uma, ou já foi comunicado de que não vai mais continuar em Benguela, a frente dos destinos do partido da situação ou então, pressupõe-se simplesmente “abandono” de posição, que pode ser mal interpretado.

Casa cheia e muito bonita. Iniciado os trabalhos sob orientação de Jú Martins, ficou logo expressa a vontade dos militantes do M.P.L.A de mudança, “não querem o partido dirigido por Isaac dos Anjos”.

Jú Martins, prosseguiu com o seu característico sorriso gaiato-bonacheirão. A confirmação, surgiu com a victória esmagadora de  Manuel Lucombo com 96% dos votos. A victória de Manuel Lucombo, segundo os militantes presentes, constitui uma victória de Benguela e dos benguelenses. Porém, importa salientar, que Manuel Lucombo foi sub-repticiamente advertido a não candidatar-se a sua própria sucessão. A proposta do 1º secretário na província (informação “transpirada” na própria conferência) era introduzir Eliseu Januário na liderança do município de Benguela. Face à relutância de Manuel Lucombo,  a intenção foi escondida e enterrada. Manuel Lucombo, provou nas urnas o seu grande prestigio junto dos militantes de Benguela, a maior praça politica da província. Entretanto, Verissimo Sapalo, 2º secretário provincial, mais descontraído, proferiu um discurso equilibrado, suave, apelando para a necessidade de maior unidade e trabalho responsável no seio do M.P.L.A. Uma intervenção bastante aplaudida pelos militantes.

Nelito Monteiro, um dos maiores perdedores, em crise total na província de Benguela, negado por todos os benguelenses e militantes do M.P.L.A dirigiu-se à sala de conferência com desprezo, para dez minutos depois abandonar, cabisbaixo e sem, praticamente, ser visto.

O comitê municipal de Benguela, conta agora com novos membros: Adérito Areias, Henrique Victórino, João Carlos de Carvalho, Pedro N’gala e Leão N’goma; membros suplentes: Miguel Máquina e Miguel Arcanjo; membros reconduzidos: Carlos Vasconcelos “Cacá” (reeleito 2º secretário do Comitê Municipal e pré-candidato ao Comitê Central do M.P.L.A),  Octavio Pinto, Uránia, Leonora de Almeida, Eliseu Januário, Leopoldo Muhongo, Henrique Calengue, Roberto Lima, Belito Xavier e tantos outros.

Benguela está em fogo e vai ficar muito mais intenso com a conferência provincial. Os militantes do M.P.L.A (não reconhecem militância), atentos recusam ver Nelito Monteiro no Comitê Provincial. Uma bota complicada de se descalçar.


Babalada / Francisco Rasgado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário