Pesquisar este blog

ADEUS, RUI MANUEL TRINDADE JORDÃO


ADEUS, RUI MANUEL TRINDADE JORDÃO


O melhor Jogador angolano de todos os tempos no mundo colonial português e não só
Um angolano patriota a 100%. Morreu completamente desiludido com o seu país.

Benguela vai fazer o seu tributo





Não sou jornalista e mal sei escrever um artigo, mas não podia deixar de traçar umas linhas em homenagem a uma pessoa na qual nutro um grande respeito e me inspirei em termos de desporto mais propriamente no futebol tendo sido um dos meus ídolos.  O meu sonho era chegar ao futebol profissional em Portugal trilhando o caminho de Rui Jordão, pois que sonhar não é pecado.

Tanto é assim que eu antes de ter ido viver para o Bié eu estava inscrito e treinava na equipa de juvenis do Sporting Clube de Benguela sob a direção de Teco Moreira em 1970, na posição de médio esquerdo, quando o Rui e companheiros partiram para o futebol profissional. Vi o meu sonho ir abaixo quando me mudei para o Bié, quando lá cheguei não havia campeonatos na categoria de juvenis e muito menos de juniores.

a)          VIDA E OBRA – Algumas considerações.


De seu nome próprio Rui Manuel Trindade Jordão e para os mais chegados e de Benguela, “Rui Pera”.  As pessoas por vezes não se dão conta o quanto os seus feitos influenciam ou influenciaram, inspirando outras pessoas ou mesmo até gerações.  Eu não sei se Rui Jordão algum dia em vida chegou a pensar nisso.  Digo isso porque éramos todos miúdos e jogávamos nos areais dos bairros Benfica, Chingoma, Fronteira, Kamunda, Jingolote onde nasceu o finado Pepino (RIP), no campo da Missão Católica da Nazaré, no campo do Kateque ali próximo do mercado do Kassoco, etc. Ao sabermos que Rui Jordão partiu para Portugal em 1970 e aos 17 anos de idade, todos nos queríamos jogar como ele, imitávamos a maneira de ele estar em campo, fintar e rematar como ele.  Rui não partiu sozinho para o Sport Lisboa Benfica, mas sim com outros dois companheiros de equipa, Alfredo Ranque Franque e Soares. Enquanto Alfredo e Rui estudaram na Escola Industrial e Comercial de Benguela onde concluíram os cursos industriais, Soares era do Liceu tendo uma passagem pelo Colégio Nuno Álvares do senhor Barbosa ali para os lados do ex-bar Ferreira.

Havia naquela cidade uma forma de viver e conviver entre as pessoas o espírito de irmandade e proximidade e familiaridade tal, que mesmo sem lidarem no dia-dia, mas as pessoas conheciam-se umas as outras.  Foi assim que conheci Rui Jordão na altura ele tinha ido a nossa casa, ali no bairro Benfica, ter com o meu irmão mais velho, porque um grupo de jovens amigos havia sido convidado para um almoço confraternização de jovens no “Bessa”, ou melhor, dito na Kamunda e a concentração do grupo era la’ em nossa casa.  Ele ainda pegou no violão e tentou sacar algum som através de alguns acordes que parecia conhecer. Agora entendo que ele tinha uma inclinação para as artes, tendo depois do futebol licenciando-se em Belas Artes.  Rui Jordão foi um dos expoentes máximos do futebol angolano em Portugal do qual Benguela se orgulha e agradece pelo facto de ter levado o nome da nossa cidade pelos quatro cantos desse planeta.  Quem diria que aquele jovem que víamos a jogar no campo do Portugal de Benguela ou nas quadras do Sporting de Benguela ou dos campos de jogos Freddy Vaz do ex-Benfica de Benguela, futebol de salão fosse chegar aonde chegou e encher os desportistas de Benguela e não só, de orgulho.

A custa dele tive direito a honras quando fui viver para o Bié, ex-Silva Porto, onde os meus amigos quando souberam que eu era de Benguela, a primeira pergunta era se eu conhecia ou não Rui Jordão.  Quando me mudei para Malanje foi a mesma coisa, embora não com tanta curiosidade como os bienos.  Falar dessa grande figura do desporto angolano e português numa hora como esta até me faltam as palavras.  Eu fui um grande fã dele e ele foi o meu ídolo em termos de futebol eu era do Benfica inicialmente por causa do Eusébio com ida do Jordão tornei-me benfiquista ao quadrado, mas quando ele foi para o Sporting passei para o Sporting, tenho que confessar muito honestamente.   Quando ele deixou o Sporting deixei de ter clube no futebol português.

B)-ALGUMAS LEMBRANCAS.

Em Benguela era norma os atletas federados no defeso dos seus campeonatos distritais, para não ficarem parados jogarem nas equipas dos bairros.  É assim que Rui jogou pelo Bangú, uma equipa formada por jovens dos bairros Benfica, Kassoco e Fronteira essencialmente. O célebre jogo em que o Bangú venceu por 10-0 a uma equipa do Kasseque, onde Jordão e Pedro Lumas/Kaindice” que jogou no ARA da Gabela/Académica do Lobito, partiram a “loiça” toda.  Era uma dupla temível de jogadores velozes e com um poder de remate fora do vulgar.  O Rui esteve na mira do Ara da Gabela se não fosse para Portugal provavelmente teria ido para Gabela. A julgar pelo os emissários ou olheiros daquele clube do Amboim que de propósito vieram a Benguela para observar o Rui.

E os torneios quadrangulares da Mocidade Portuguesa em futebol de onze entre O Liceu, Escola Industrial, Ciclo Preparatório e Colégio Nuno Álvares.  A Escola Industrial com a sua “coquelucheRui Jordão, Correia (guarda-redes), amigo e companheiro de equipa no Sporting de Benguela e tantos outros.

E a motorizada de marca Fabimor quando ela passava pelo Bairro Benfica com a régua T e a prancheta para ir para aulas na Escola Industrial de Benguela, lembra-me como se fosse hoje ele a passar frente à casa da irmã “pula” do mais velho António Kanhanga muito amigo do tio Higino.
As tardes depois das aulas no Palanca bar jogando matraquilhos com os filhos do senhor Vidal. Até nos matraquilhos ele jogava bem.

O jogo contra a Juventude Huilana no campo do Portugal em que o treinador do Sporting de Benguela, o Martinez, tal como no Huambo trocou a camisola do Rui para confundir o adversário.  Eles não conheciam o atleta, mas sabiam que ele usava a camisola número X.  Então o treinador mudou-lhe de camisola com outro número diferente.  O adversário marcou jogador errado.  Quando se deram conta disso já o Rui tinha marcado uns tantos golos. Quando descobriram era tarde.

As farras no salão do senhor Luís “Marreco” na Fronteira junto a linha férrea do CFB?  E algumas organizadas pela malta Tuku, com Nando Honorato (RIP), Pinga (RIP), Nino Ezequias, João Moreira (RIP), José Brandão, Xico “Montenegro”, Pinguínha e tantos outros.

Lembro-me do jogo de despedida deles (Rui e o Alfredo) no campo da Missão Católica da Nossa Senhora da Nazaré com os amigos mais próximos e colegas de equipa tais como Arão, Valongo, Luís SantosKananga” e tantos outros que não me lembro neste momento…

Quando o Malta da Silva veio de férias a Benguela e dá aquela célebre entrevista ao semanário Sul, onde ele afirmara, Shéu é bom, mas Jordão é “craque” o que significa muito bom.

A Mini Copa do Brasil, onde num dos jogos a caminho do estádio Maracanã e já no autocarro, deram conta que o Rui tinha esquecido as chuteiras no hotel.

E aquele golo que calou o Parque dos Príncipes? “La solitude de Jordão” diziam os críticos franceses numa crónica numa revista dedicada ao desporto, porque Portugal jogou num sistema de 4-5-1 deixando Jordão como ponta de lança lá a frente e sozinho.

Estas são algumas das recordações que devo enumerar da mocidade desta grande figura que para muito de nós jovens dos bairros periféricos de Benguela naquele tempo, serviu de modelo e influenciou muito de nós nas nossas carreiras desportivas e até mesmo académica. Estava eu a tomar o pequeno almoço quando ligo a Radio 5 e deparei-me com a notícia do infausto acontecimento, confesso que não quis acreditar o que tinha acabado de ouvir. Fui a correr para a sala, liguei o televisor e para confirmar a notícia através da RTP. Só tive que me conformar com a triste noticia.

Adeus nosso kota, nosso ídolo do Sporting de Benguela e do Bangú e que encheu de orgulho a todos os benguelenses em particular e angolanos em geral.  Fostes acima de tudo uma referência com a devida vénia.

Rui que a tua alma descanse em paz, e para família Jordão as minhas mais sentidas condolências em meu nome pessoal e da minha família.

Por: Sacramento Neto (Janito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário